Crea-SP Jovem consolida mentoria sob olhar das entidades
Mais de 700 jovens interagiram com as caravanas e especialistas de mercado e da gestão pública para debater o futuro da profissão
O XVI Encontro Crea-SP Jovem, realizado no último sábado, 6 de dezembro, consolidou o evento como um fórum de integração e debate sobre o futuro da Engenharia no Brasil. Com mais de 700 jovens estudantes e recém-formados, além de lideranças institucionais como a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, e o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese. Também marcaram presença representantes de entidades de ensino e associações de todo o Estado de São Paulo, em uma programação que combinou inovação, estímulo à participação no setor público e reflexões sobre os desafios e oportunidades da profissão.
Ao todo foram registrados representantes e caravanas de 63 localidades, até mesmo de fora do estado paulista. A maior delegação veio de Barretos, com mais de 40 estudantes, seguida por Atibaia (30) e Espírito Santo do Pinhal (25), e muitas outras com pelo menos 20 representantes. “Esse é o futuro do Sistema Confea/Crea e do Brasil. Precisamos desse material humano que está chegando. O Crea Jovem existe para apoiar estudantes e jovens profissionais a construírem carreiras sólidas, mostrando tendências e experiências de quem já percorreu esse caminho”, destacou Marchese, que também fez a palestra magna “Futuros: Uma perspectiva sobre o mercado, as Engenharias e o Brasil”.
Somados aos estudantes, o evento também contou com participantes de Associações ligadas ao Crea-SP, como as de Atibaia, Campos do Jordão, Itapeva, Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Taubaté, entre muitas outras. “Este dia foi de conexão e troca de experiências. Tenho muito orgulho de ser engenheira e todos os dias trabalho pensando em vocês, que representam o futuro da área tecnológica. Essa é a inspiração para construir um Conselho melhor”, apontou a presidente do Crea-SP.
A programação teve como destaque o painel “A transformação das políticas públicas através das Engenharias”, comandado por Marchese, no qual três executivos do setor público compartilharam suas experiências. Eles defenderam a maior participação dos profissionais da Engenharia na formulação e execução das políticas públicas. No mesmo viés, o painel “Liderança Jovem: a Peça-Chave Para a Renovação” reuniu vereadores que mostraram como a Engenharia resolveu questões e problemas em suas localidades.
Empregabilidade e o futuro das carreiras também tiveram protagonismo. Da palestra do especialista Rodrigo Dib, LinkedIn Top Voice de RH, e do Eng. Agr. Andrei Zapani, que falaram do impacto de novas tecnologias e das habilidades que o engenheiro deve ter. Carlos Klopfer, engenheiro civil formado pela Universidade de Taubaté (UniTau), viu no evento um apoio essencial para quem está iniciando a carreira: “Assim que a gente se forma, acaba ficando um pouco perdido com a quantidade de possibilidades. O evento serviu como um direcionamento, mostrando as áreas em que podemos atuar e ajudando a entender melhor o que podemos seguir”, finalizou.
O presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, e a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey
Ainda falando no futuro da profissão, Fábio Massuia, da Eve Urban Air Mobility (companhia da Embraer), apresentou a revolução da mobilidade aérea urbana com as aeronaves elétricas de decolagem vertical (eVTOL) da companhia. Também vindo “dos ares”, o Eng. Victor Hespanha, segundo brasileiro a voar no espaço, falou da adaptação a ambientes de alta complexidade. “Trouxeram profissionais muito bons este ano, inclusive o engenheiro que viveu a experiência de ida ao espaço. Isso foi muito interessante”, finalizou Leonardo Palomo, aluno do 4º semestre de Engenharia de Computação da Faculdade Regional de Espírito Santo do Pinhal (UniPinhal).
O Crea-SP agradece o empenho das entidades de classe que contribuíram para o sucesso desta edição do Crea Jovem. Com esse apoio, a autarquia amplia seu alcance e engaja cada vez mais os estudantes e os profissionais formandos na construção do futuro da Engenharia.
Fonte: CREA-SP